Mestre Caimbé

CAIMBE-BOBY-reduzidoO Grupo Raízes Brasileira – Escola de Capoeira tem como responsável Mestre Caimbé, natural de Teresina – Pl, começou a praticar capoeira em 1982 em sua cidade de origem.

No ano de 1987 chegou a Boa Vista – RR para trabalhar com telefonia, porém quando percebeu já estava ministrando aulas de capoeira . Em 1990 foi construída a sede do grupo localizada na rua Vereador Estácio Pereira de Melo, n° 400, bairro Mecejana.

No dia 11 de julho de 1993, em parceria com Mestre Renatão do grupo Senzala, Mestre Caimbé realizou o primeiro batizado de Capoeira no Estado de Roraima, que contou com a presença de Mestre ‘Bobby” (PI) Mestre “Amendoim” (DF) e Mestre Macaó. Desde então o Estado de Roraima passa a fazer parte do cenário nacional do universo da Capoeira.

Mestre Caimbé (Dagoberto Luis Ventura Mota) possui formação acadêmica como Professor de Educação Física e bacharel em Segurança Pública.

Na incansável luta pra manter a cultura afro-brasileira viva através da capoeira, Mestre Caimbé vem passando os conhecimentos que lhe foi ensinado por Mestre “Bobby” (Pl) para os novos alunos, formando vários instrutores, professores e contramestre de capoeira no município de Boa Vista – RR ao longo de mais de 30 anos dedicados a capoeira.

  • Mestre caimbé para mim sempre foi a minha referência por onde passei, sempre que me perguntam, falo de sua pessoa e o seu importante trabalho com a Capoeira em nosso Estado, pois foi aqui em Roraima que me encontrei novamente com a capoeira, pois quando vim do amazonas em 85 eu já era capoeira, e nem imaginava que aqui no extremo norte do Brasil iria me envolver novamente, mas foi assim que aconteceu, juntamente com ele e vários outros capoeiristas da época, recomeçamos toda uma história dedicada a nossa arte a Brasileira, obrigado por tudo Mestre, um abraço e fique com a Paz de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *